quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O Mundo de M. B.


                Vamo-nos embora pra Pasárgada? Se no silêncio avassalador a solidão consome a alma, lá somos amigos do Rei. Vai dizer que não sabe onde fica Pasárgada? Não tem problema. A cidade é sempre perto - em páginas que quando não lidas apodrecem à toa.
                Uns tomam éter, outros cocaína, mas aqueles que já tomaram tristeza, hoje, leem Manuel Bandeira - O poeta que entendeu a vida inteira que poderia ter sido e que não foi. Não entendeu nada? Não tem problema, os versos dançam, eles falam através dos signos, mas também falam através da sonoridade. E quanto mais se lê, mais se entende. Poemas não são comerciais que trazer o problema e a solução, eles trazem vida, vida e as vezes canção. As palavras tem esse poder, principalmente as desconhecidas, elas falam com o desconhecido dentro de nós.
                Ou vai me dizer que tu, também, não foste alimentado pelo café-com-pão banderiano? Não terás, na mais tenra infância, repetido versos sobre um trem de ferro em algum mágico castelo? Não sabe pra que serve poesia, além de ocupar espaço nas aulas de literatura? Eu sei, é complicado, poesia serve pra tudo e pra nada. Poesia não aplica a fome, apesar de alimentar a alma, ela não muda o mundo, apesar de instigar mudança, ler não é viver, apesar da leitura possíbilitar uma nova forma de existir.
                Belo belo minha bela, se queres falar de amor, fale de Teresa, Antônia, Teodora, fale da vulgívaga, falemos pois, da amada que envelheceu sem maldade.Se queres uma revolução, eu também, quero beber e cantar asneiras, pois estou farto do lirismo comedido. E se precisar se despedir, não esqueça de "À Mario de Andradre Ausente".
                Manuel Bandeira, portanto, transforma em poesia tragédias brasileiras, e em oração as lágrimas das mães que perderam seus meninos. Os poemas estão vivos, ainda que o poeta esteja morto. E suas palavras as vezes de filho, outras de amante, e quase sempre de amigo acalentarão as lágrimas de quem chora de desalento... de desencanto ou no ritmo da Jazz Band.


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Estrelas amadas por Jovens agitam a Bienal do Livro 2016

Um dos destaques de todas as edições da Bienal do Livro são as sessões de Autógrafos. Na edição deste ano não será diferente. O Grande público jovem que a cada ano comparece mais ao evento vai poder encontrar e ter seu livro autografado pelo seu ídolo!Não é demais? A atriz e cantora Larissa Manoela e Youtubers como Gustavo Stockler e a Cantora Priscilla Alcantara já confirmaram presença. As senhas para cada sessão de autógrafos é limitada e será distribuída virtualmente através do site oficial da Bienal do Livro. Confira também no site os dias e horários dos eventos. Se liga e não perca!


                                                                                                                         
Priscilla Alcantara                                                                                                      Larissa Manoela

Gustavo Stockler

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Bienal do Livro


Yasmin Carvalho



Começou na ultima sexta-feira, dia 26, a 24ª edição da Bienal do Livro, em São Paulo. O evento vai até o dia 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi, corre que ainda dá tempo.
Promete agradar não só os apaixonados por livro, mas também aqueles que gostam de gastronomia, arte e criança. Lema deste ano é “Histórias em Todos os Sentidos”.
No site da Bienal vocês encontram mais informações de como chegar, programação e compra de ingressos que variam de R$: 20 a R$: 25.

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta: 9h às 22h 
Sábado e Domingo: 10h às 22h 
Dia 04/09 das 10h às 21h

sábado, 27 de agosto de 2016

Título: Beladona
Autores: Ana Recalde e Denis Mello
ISBN: 9788567901206
Editora: AVEC Editora
Ano: 2014
Páginas: 200
Valor: 60,00 reais




Beladona é resultado de um projeto nascido em 2011 através do portal de webcomics Petisco.org, vencedora do prêmio coletivo HQ Mix publicação independente de grupo 2013.

Escrito por Ana Recalde, e Denis Melo, a HQ conta a história de Samantha, uma garota assombrada por pesadelos desde sua infância. 

A história se passa em dois mundos, o mundo real, o mundo colorida; e o mundo paralelo, onde seus pesadelos ganham força, representado por cores intensas. 




Seja pelo enredo ou pelos traços, Beladona prende o leitor a cada página, através de um trabalho planejado e bem feito. O sucesso da graphic novel foi tão grande, que em 2014 tornou-se também livro impresso, graças ao Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo.


Interessado em conhecer mais sobre os pesadelos de Samantha? Você pode encontrar HQ na integra, através do Petisco.org, ou adquirir o livro impresso, contendo mais informações sobre o projeto, e os personagens.

Por: Tatiana Floris

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

#Dica de Passeio


Parque do Carmo

Rosângela Oliveira
Parque do Carmo. Imagem: Caio Pimenta/ SPTuris.

O Parque se localiza na cidade de Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Antigamente o local era uma fazenda e no dia 19 de setembro de 1976, foi inaugurado o Parque do Carmo.

Festa das Cerejeiras

Festival das Cerejeiras. Imagem: Suzana Pertinhez/ SPTuris.

A festa das cerejeiras no Parque do Carmo é um evento que acontece desde o ano de 1978.
Este evento geralmente acontece no mês de agosto e tem como objetivo preservar a tradição japonesa.



Tranquilidade e Divertimento em um só lugar

O parque do Carmo é um espaço verde, que transmite muita tranquilidade, ótimo lugar para fazer piquenique, andar de Bike, jogar bola, fazer leitura, cenário perfeito para tirar fotos, se divertir, tem diversas barracas para comer, tem estacionamento, você pode levar seu animal de estimação, da para visitar o Museu ambiente que é super interessante e muito mais... Não perca a oportunidade de conhecer o Parque do Carmo, é um ótimo programa para fazer com a família e amigos(as) nos finais de semana.

Endereço:
Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal
End.: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera – zona Leste – São Paulo.

Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 18h.

Tel.: (11) 2748-0010


fontes:
http://parquedocarmosaopaulo.blogspot.com.br/2010/08/descobrindo-historia-do-parque-do-carmo.html


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Dica de Lazer




Parque Villa-Lobos

Jheniffer Freitas

Entrada do Parque Villa-Lobos. Foto:José Cordeiro/SPTuris


         Localizado no Alto de Pinheiros, região Oeste da Capital Paulista, o Parque Villa-Lobos, é uma das boas opções de lazer da cidade. Essa unidade de conservação abrange uma área de 72 mil m². Inaugurado no ano de1994, recebe este nome em homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, conhecido como um revolucionário da música brasileira.
         Dentro do Villa, como é chamado, encontra-se diversas atividades e atrações. Aos visitantes esportistas, há campos de futebol, pista de cooper, tabelas de “street  basketball”, quadras, aparelhos para ginástica e ciclovia.

Ciclovia do Parque.Foto:José Cordeiro/SPTuris


         Os Quiosques são utilizados por seus frequentadores, para realizar festas de aniversário. O “playground” é o lugar das crianças se divertirem. O espaço pet é dedicado aos bichinhos.

Foto:José Cordeiro/SPTuris


         Ocupando 4 mil m², temos a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), que além de oferecer livros emprestados e ambientes para estudo. Todos os meses são montadas programações culturais diversificadas, reunindo atividades de interesse a todos os públicos.

Biblioteca


         O Vai pela Sombra é uma forma do visitante fazer uma trilha e andar pelos principais bosques do parque. O Circuito das Árvores é uma passarela elevada que chega até 3,5 metros de altura e tem uma extensão de 120m, possibilitando a observação da fauna e flora de bosques do Parque.

Circuito das árvores


         Orquidário Ruth Cardoso, construído em 2010, leva o nome da antropóloga como uma homenagem à ex-primeira dama.

Foto:Jheniffer Freitas


         Ouvillas é um espaço agradável, ao ar livre, onde as pessoas podem sentar e relaxar em taludes, bancos e espreguiçadeiras ao som das obras de Heitor Villa-Lobos.

Ouvillas


         No local há um anfiteatro, ao ar livre, com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos, locações de bicicletas e lanchonete.



Serviço
Parque Villa-Lobos
End.: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros - zona Oeste - São Paulo.
Horário: todos os dias, das 5h30 às 19h. (No horário de verão, até as 20h).
Tel.: (11) 2683-6302.


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O Armário do banheiro

                E agora, que faremos com tantos produtos no banheiro e esse pouco tempo para reflexão? Você acorda, toma banho, escova os dentes, lava o rosto... Poderia ser uma rotina comum, rápida e salutar, mas algo se alterou. Hoje você terá que esfoliar a pele, hidratá-la, passar protetor, rímel, base, pó, batom, blush etc. Será que causaria grande espanto se soubéssemos quanto tempo uma mulher contemporânea gasta por dia cuidando da aparência? Ou quantos ingredientes são aplicados em uma área de menos de trinta centímetros - o rosto?
                 Se causa espanto ou não, deixo que sua curiosidade decida. Mas causa imensa tristeza saber que milhares de mulheres se sentem obrigadas a vivenciar essa rotina para que sejam aceitas e respeitadas socialmente. O que aconteceu conosco? O armário do banheiro encolheu ou foram os produtos que se multiplicaram?
                -"Não sei viver sem minha base", diz uma menina de 13 anos. Ligo a televisão e vejo o comercial da Asepxia, sugerem de forma sutil que homens superficiais podem ser "fisgados" com maquiagens que agem profundamente. Porque, afinal, seres humanos podem ser superficiais, mas a maquiagem de uma adolescente não.
                Mudo de canal. É um programa de fofocas, em que uma celebridade é entrevistada, o foco da câmera é no bumbum da celebridade, porque o bonito é pra se mostrar? Ou é pra desnortear? Porque o discurso pouco importa, vamos aproveitar enquanto importa. E viva a liquidez das relações, ou consumo dos corações!
                Pergunto-me, quem somos nós filhos do século 21? Será que nossa vida se tornou tão superficial quanto um comercial de maquiagem? Não temos mais coragem de ir a padaria de cara lavada. Será que nossas mentes estão nubladas de insegurança, incerteza e medo? Nessa selva de concreto consumimos imagens e somos consumidos por elas. Mas quem somos nós, se não nós mesmos.

                Vou ao banheiro, abro a porta do armário, analiso entre rótulos, embalagens e promessas, o que teria utilidade. Dos 17 produtos restaram apenas 3, e resta também, agora, mais tempo para que possamos refletir sobre quem somos e que vida queremos ter. O que será da vida contemporânea e do espaço em meu banheiro?  

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Espetáculo Meninos e Meninas faz Sucesso em São Paulo

Galera,
Tem um espetáculo incrível rolando em São Paulo que você não pode perder! Em cartaz todo sábado e domingo no Teatro Gazeta,o musical Meninos e Meninas já é um sucesso. A produção, que foca na chamada “Geração Y”, aborda temas atuais e atemporais, e ressalta os relacionamentos, os diversos dilemas e descobertas, e os muitos sentimentos que fazem parte do universo adolescente, como o amor, amizade, sexualidade, saudade, família, bullying, anorexia,entre outros.
O Elenco mescla rostos conhecidos do Público como Giovana Grigio,Gabriel Santana e novos talentos que merecem nossa atenção. O Musical é uma criação de Afra Gomes e Leandro Goulart e obteve êxito em todas as montagens.
Convide sua turma e corra pro Teatro!
                        SERVIÇO

Onde: Teatro Gazeta – Av. Paulista 900 – Centro SP

Quando: Sábados (17:00) e Domingos (16:00)

Quanto: R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia conforme legislação).




FICHA TÉCNICA

Criação, Texto e Direção Geral: Afra Gomes & Leandro Goulart

Direção Musical: Lucas Corsino

Direção de Movimento: Anna Magdalena

Criação de Luz: Fred Eça

Produção Geral: Alkaparra Produções

Direção de Produção: Alina Lyra

Produtor Assistente: Douglas Teixeira

Produção Local: Criola Filmes

Direção de Produção: Rosí Fer


Assistente de Produção: Roberta Viana

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dica de Leitura


Yasmin Carvalho


Uma boa dica para quem gosta de ler é o livro “O Poder da ação” de Paulo Vieira da editora Gente. Sabe aquele grande amigo que anda muito distante, e dele você sente saudades? E de observar seu momento profissional somente com frustração? E de se sentir desconectado dos seus familiares? Muitas pessoas passam por isso no dia a dia e acha normal. Mas O Poder da Ação mostra o seguinte: não é porque é comum que isso vai se tornar normal para você. Com isso, o livro nos leva a começar uma mudança. É preciso despertar, crer, ter foco... e agir! Afinal, o poder da ação é seu.

Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira - e que pode ser a chave para o que você tanto procura. No decorrer destas páginas, o autor lhe entrega uma bússola. E para conseguir se guiar por ela você terá de assumir um compromisso com a mudança. Preparado? Não existe outra opção. E está em suas mãos reescrever seu futuro.

A faixa de preço deste livro é de R$: 17 à R$: 23,90. Ótimo livro para ler nos finais de semana.

Sejam bem vindos ao nosso blog

Sejam bem vindos ao blog Pausa Para o Café, esta página trará o assunto cultura de uma forma divertida.Tratando diversos temas como livros, filmes, parques, museus, exposições, música, shows.